Toda a produção para aquele casamento, formatura ou noite especial pode ir por água abaixo depois da primeira bebida. Para ajudar quem deseja fugir do pesadelo dos batons borrados, a instrutora do curso de maquiagem do Instituto Embelleze, Rosemeire Oliveira, preparou um passo-a-passo com dicas essenciais para aumentar a durabilidade do produto.
Antes de tudo
A boca é uma área de fácil ressecamento, principalmente em dias de inverno. Portanto, antes de pegar o batom, é importante aplicar hidratante nos lábios. Manter a hidratação ajuda a remover peles mortas e a evitar descamação – principal fator que colabora para a saída do produto dos lábios.
Uma base para o batom
A utilização de base ou pó translúcido ajuda a criar uma camada para receber o batom. Além de prolongar a fixação e disfarçar as linhas da boca, os produtos neutralizam o tom natural dos lábios e intensificam a cor que virá em seguida.
O famoso truque do contorno
Um lápis de boca da mesma cor que o batom, utilizado em movimentos firmes e precisos, ajuda a desenhar os lábios. A técnica é perfeita para quem tem dificuldade em aplicar o produto sem borrar, pois, estabelece um limite de até onde a aplicação deve ir. Além de facilitar o processo, a dica ainda possibilita mudar o formato da boca, dando a ilusão de lábios mais grossos ou finos – basta desenhar os lábios acima ou abaixo das linhas originais.
Agora sim! O batom
O ideal para a aplicação do batom é utilizar um pincel especial para a boca, dessa forma utiliza-se a quantidade necessária do produto. Ao contrário do que muitos pensam, usar muitas camadas do batom não é sinônimo de alta durabilidade. Evitar o excesso faz com o produto se adeque perfeitamente a boca, aumentando tanto a fixação quanto a sua duração.