O rosto é a parte do corpo que mais sofre com as influências externas, como poluição e exposição solar. Por ser o local que mais demonstra os sinais da idade, requer uma atenção especial durante o ano inteiro e tratamentos adequados de acordo com cada a faixa etária.

De acordo com Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da ONODERA Estética, para ter uma pele saudável é imprescindível utilizar produtos destinados para determinada faixa etária. “Cada idade precisa de um cuidado específico. Uma mulher de 30 anos, por exemplo, não deve usar um creme para 60 anos, pois a formula é mais gordurosa, o que pode gerar acne ou até mesmo irritações. Isso vale para as demais faixas, pois ao invés de tratar de forma adequada, o resultando pode ser inverso”.

Abaixo, a especialista recomenda os melhores procedimentos estéticos e alguns cuidados frequentes que garantem a beleza da pele de forma harmoniosa no decorrer dos anos. Veja quais são eles de acordo com cada faixa de idade:

20 anos

Cuidados

Essa faixa etária é caracterizada por uma tendência maior à oleosidade da pele e, por isso, é importante limpá-la duas vezes ao dia com sabonete líquido ou espuma de limpeza e utilizar hidratantes livres de óleo.

Tratamento recomendando

Limpeza de pele – limpeza manual com vapor e ionização (opcional), evitando ressecamento ou a oleosidade excessiva. Com apenas uma sessão, a cliente pode optar pela limpeza simples, com 1h de duração, ou com hidratação, que dura 1h30.

30 anos

Cuidados

Nessa idade a pele começa a apresentar os seus primeiros sintomas de amadurecimento, como como rugas, linhas de expressão e manchas. Para isso, é interessante fazer uso de cremes com vitamina C e E em sua fórmula e a hidratação deve se estender até a região do pescoço e colo. Outro cuidado é com a proteção solar que deve ser ainda mais intensificada, já que a radiação tende a acelerar o envelhecimento.

Tratamento recomendando

Entre os tratamentos recomendados está a Microdermoabrasão. Também conhecido pelo nome de Peeling de Cristal, promove a melhora das manchas superficiais, dando a aparência mais macia e suave. Cada sessão dura 60 minutos e são necessárias no mínimo 10, sendo realizada uma vez por semana.

40 anos

Cuidados

O colágeno da pele está cada vez mais fragmentado, resultando em linhas mais profundas em torno da boca e olhos. Nessa fase, os hidratantes devem ser combinados aos cosméticos com propriedades anti-idade.

Tratamento recomendando

Uma ótima opção no mercado é o Maximus Care. Realizado com um único equipamento, o procedimento combina duas tecnologias avançadas: RF, utilizada para a retração de pele, e o DMA, estímulo muscular que ajuda no tratamento da flacidez. Por envolver tanto a parte superficial quanto as regiões internas da face, os resultados são mais eficazes e contribuem significativamente para amenizar rugas e linhas de expressão. O procedimento deve ser repetido semanalmente e sua recomendação é de 8 a 10 sessões, com duração de 30 minutos.

50 anos

Cuidados

Nessa época a pele fica mais flácida, as rugas mais evidentes e as manchas aumentam. Outra coisa muito comum é a perda do contorno facial, resultado do efeito da gravidade. Aqui a hidratação profunda é imprescindível, assim como os cremes anti-idade.

Tratamento recomendando

Para estimular a produção de fibras de colágeno e elastina, aposte no Onowave, tratamento de radiofrequência bipolar e tripolar que produz um aquecimento por baixo da pele em curtos períodos de tempo. O procedimento dura 30 minutos e são recomendadas 10 sessões.

60 anos

Cuidados

Com a pele mais fina e fragilizada por causa dos raios ultravioleta e sujeita a ganhar novas manchas, é necessário seguir todas as dicas anteriores, com hidratação diária, cosméticos que ajudam no preenchimento e, principalmente, protetor solar que ofereça proteção contra a radiação UVA e UVB e tenha FPS mínimo de 30.

Tratamento recomendando

O mais indicado é realizar o peeling, procedimento que promove um processo de esfoliação que produz descamação da pele, propiciando a renovação celular e contribuindo para a formação de colágeno. O resultado é a melhora na qualidade da pele e, consequentemente, da estria. É um método que leva cerca de 20 minutos, realizado exclusivamente por médicos capacitados e não interfere na rotina.