5 dicas para não errar na hora de escolher uma franquia de alimentação (Foto:wavebreakmedia_micro/Freepik)

O ponto comercial é umas das principais preocupações dos empreendedores que desejam abrir uma franquia de alimentação. Sem grande visibilidade ou localizado em uma região de baixa circulação, o ponto escolhido pode comprometer o sucesso da empreitada.

Segundo Claudia Malaguerra, country manager do h3, rede de franquias portuguesa, que chegou ao Brasil em 2011 e revolucionou o mercado ao oferecer hambúrgueres elaborados com receitas de Chefs nas principais praças de alimentação de shoppings do País, o ponto comercial é um fator muito importante para que um projeto no setor decole. “A estratégia comercial do h3, por exemplo, está focada na abertura de unidades em shoppings centers. Acreditamos que a nossa marca tem uma profunda aderência com o público destes estabelecimentos. Além disso, o empreendedor pode desfrutar de uma infraestrutura e segurança superiores aos oferecidos a uma loja de rua”, complementa.

Para ajudar empreendedores que desejam abrir franquias de alimentação em shoppings, Cristiane de Paula, sócia da UNIKO, Inteligência em Franchising e Varejo, fornece cinco dicas essenciais:

  1. Escolha o shopping adequado. Para isso, converse com a franqueadora, ela poderá indicar os principais shoppings, de acordo com o perfil da marca e dentro da região pleiteada pelo franqueado. Outro ponto a ser considerado é o tempo de funcionamento do centro de compras. Quanto mais novo o shopping maior será o risco assumido;
  2. Negocie luvas, aluguel e demais custos do shopping. De acordo com os parâmetros informado pela Marca. Inclusive, este é o momento oportuno onde os shoppings tem interesse de levar marcas com modelos diferenciados;
  3. A opção adequada de localização da loja potencializa o consumo e, consequentemente, pode melhorar o prazo de retorno do investimento. Verifique o acesso à praça de alimentação – avalie a capacidade de exposição do ponto escolhido e em qual a distância ele é percebido. “Se estiver na saída da escada rolante, o franqueado garante uma maior visibilidade para a marca, pois será uma das primeiras marcas a serem vistas pelo consumidor”, aconselha Cristiane. Além disso, lojas de esquina também podem ser um diferencial;
  4. Realize visitas ao shopping desejado em dias e horários diferentes, a fim de avaliar o fluxo. Observe também o comportamento dos clientes e se o ponto atrai o tipo de consumidores que você espera para o seu negócio;
  5. Verifique os atrativos nos arredores do ponto escolhido. Parques e cinemas intensificam o fluxo de pessoas e com isso o número de clientes para a sua operação pode ser potencializado.

Leia também: