O Instituto Forrester Research fez um levantamento dos itens que as mães mais costumam comprar pela Internet – e também da forma como pagam pelos produtos. De acordo com a pesquisa, realizada no último semestre de 2014, 452 mães brasileiras, com idade acima de 16 anos, haviam realizado alguma compra online nos três meses anteriores.
Entre as entrevistadas, 41% disseram ter comprado livros; opção seguida por roupas e acessórios (30%); pequenos aparelhos domésticos (29%) e ingressos para shows, teatros e demais eventos (28%). Esses números mostram que, ao comprar pela Internet, as mães adquirem principalmente itens para uso próprio.
As mães também estão mais seguras quanto aos meios de pagamento online, opção de mais da metade das entrevistadas (52%). Em 2013, esse número era de 39%. “As tecnologias de pagamento disponíveis permitem que a compra pela internet seja realizada de forma tranquila e confiável”, afirma Celina Ma, gerente de Marketing do MercadoPago. Quanto ao valor das compras online realizadas nos últimos três meses, a maioria informou ter gasto entre R$ 186 e R$ 460 nos últimos três meses.
Além disso, quando questionadas sobre o que mais as influencia no momento da compra, a primeira opção escolhida pelas mães foi o preço (65%); seguido da disponibilidade de oferta especial (52%), características do produto (45%); reputação da marca (41%) e a qualidade da experiência vivida anteriormente com a marca (37%).