Especialista lista 5 tabus nos relacionamentos (Foto: prostooleh/Freepik)

À medida que casais embarcam em jornadas amorosas, muitas vezes são confrontados com tabus e barreiras que dificultam a verdadeira compreensão e harmonia nos relacionamentos. Construir e manter um relacionamento harmonioso é um desafio constante, no entanto, com a orientação correta, baseada em sabedoria, experiência e no compromisso de superar tabus, os casais podem cultivar relações mais sólidas e gratificantes, fortalecendo o vínculo emocional que compartilham.

“Mesmo com alguém em que se tem intimidade, muitas pessoas não conseguem falar sobre alguns tabus ou de situações que, de certa forma, gerem desconfortos. E, apesar desses obstáculos, é preciso se esforçar para falar e ouvir com empatia, pois esses diálogos formam relacionamentos saudáveis. A primeira conversa pode não ser tão boa ou um tanto constrangedora, mas com o tempo as partes se acertam e encontram um jeito de se comunicarem com mais eficiência, dando tempo ao tempo”, disse Henri fesa, Médium especialista em relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espiritual Henri Fesa.

Para desvendar mitos e ajudar na construção de relações sólidas, Henri Fesa lista 5 tabus nos relacionamentos:

  1. Tabu da rotina monótona: O cotidiano, com sua rotina incessante, pode facilmente abafar a paixão que inicialmente era ardente em um relacionamento. Para evitar que isso aconteça, aconselha-se casais a nutrir a chama do amor diariamente, cultivando gestos carinhosos e momentos especiais compartilhados que reacendem a faísca do romance. Falar sobre como está a rotina é um exercício que deve ser feito sempre.
  2. Tabu da solidão: Às vezes, mesmo estando em um relacionamento, podemos nos sentir solitários. Incentiva-se a prática da gratidão pelo parceiro e a busca pelo aprendizado contínuo para fortalecer a conexão emocional. Não tenha receio de falar que está se sentindo só para seu parceiro(a).
  3. Tabu da expressão de vulnerabilidade: Em muitos relacionamentos, existe a crença de que manter uma aparência de força e segurança é essencial, e acabam por hesitar em compartilhar suas preocupações e medos. Henri Fesa incentiva casais a criarem um ambiente de aceitação, onde podem compartilhar livremente suas emoções e preocupações. Isso fortalece a conexão emocional e constrói confiança e intimidade.
  4. Tabu da confiança: A confiança é o pilar de qualquer relacionamento sólido. Cumprir promessas e manter a transparência nas ações e comunicações são comportamentos essenciais. O Casamento Espiritual, Trabalho realizado pela Casa de Apoio Espiritual Henri Fesa, atua como um recurso valioso para reforçar a confiança, especialmente para casais em crise no relacionamento. Conversar sobre a (des)confiança não deve ser um tabu.
  5. Tabu do sexo: Esse, sem dúvidas, é um dos principais tabus. Falar como se sente no sexo é fundamental para que haja uma relação sem desconfortos, inseguranças ou até ansiedade. Fala como gosta, comente sobre seus desejos e estabeleça uma relação de intimidade mais profunda. O sexo é um pilar importe para as relações.

Leia também: