Estilista, figurinista, ilustradora ou, simplesmente, criadora. Rita Wainer é uma multimulher que traduz a força do feminino através de traços delicados, cores fortes e sentimentos intensos. Com tanta versatilidade, o Cantão convidou a artista para desenvolver uma coleção cápsula.
“Rita é, antes de tudo, uma mulher que traduz força e autenticidade. É uma artista do seu tempo. As peças são apenas um veículo para a expressão de algo maior”, diz Lanza Mazza, diretora criativa da marca.
Entre os produtos exclusivos desenvolvidos para a collab, a clássica mochila jeans com os dizeres “Eu, tu e esse furacão que a gente resolveu chamar de amor”, brincos em formato de punhal, shorts, vestidos, bodies e duas t-shirts estampadas com ícones marcantes da obra de Rita.
“A coleção é inspirada no meu trabalho, onde a temática é sempre relacionada ao feminino, ao olhar da mulher de hoje sobre o mundo. A força, a coragem, a liberdade, a intuição, a delicadeza e todos os ingredientes que precisamos para lutar pelo lugar no mundo que a gente precisa e quer estar”, explica Rita.
Mas o projeto não fica apenas nas araras. Para encerrar a série de ações que comemora os 50 anos do Cantão, a marca carioca decidiu presentear a cidade do Rio de Janeiro com uma pintura especial assinada pela ilustradora na fachada do bar Astor, em Ipanema. Dividida em dois murais, o primeiro, virado para a rua Rainha Elizabeth, traz três deusas: a da intuição, a da liberdade e a da coragem. O segundo, de frente para o mar, exibe uma mulher que simboliza a união dessas divindades, com o peito aberto de onde saem passarinhos.
“É uma honra e uma alegria ter uma obra da Rita Wainer em nossa casa. Seus painéis são ícones da arte urbana brasileira. A iniciativa do Cantão e o talento da Rita produziram um lindo e eterno presente para todos nós”, comemora Ricardo Garrido, sócio do Astor.