Quem usa óculos, principalmente o de grau, sabe que é quase impossível não tocar na peça para limpar as lentes ou ajustar a armação no rosto diversas vezes ao longo do dia.
Em tempos de Coronavírus (COVID-19) é preciso redobrar a atenção ao utilizar óculos. “É importante estar alerta sempre, não só agora ou até a pandemia passar. Como qualquer outro objeto, o item pode ser um meio de contaminação e devemos ter a preocupação de tomar alguns cuidados”, afirma Leonardo Queiroz, gerente de Produto das Óticas Diniz.
O especialista explica o que fazer para que os óculos usados no dia a dia não facilitem a contaminação pelo Coronavírus:
- Lave bem as mãos com água e sabão por 30 segundos ou use álcool 70% em gel antes e depois de tocar nos óculos. Como o potencial de contaminação do vírus é alto, encostar em qualquer parte do rosto sem higienizá-las é perigoso.
- Os óculos também devem ser limpos frequentemente com água e detergente neutro para repelir germes, bactérias e vírus. Atenção para não esfregar o acessório com força ou por muito tempo porque pode danificar as lentes ou mesmo a armação.
- Nunca utilize álcool para higienizar os óculos, já que as lentes são muito sensíveis e a composição química do produto pode degradá-las ou mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações, que também podem ser danificadas com o uso de álcool.
- Já existem no mercado lenços umedecidos com álcool isopropílico, que são específicos para a limpeza de óculos (lentes e armações), bem como de outros dispositivos, como os smartphones. É uma boa opção para higienizar o acessório rapidamente, mas lembre-se que estes lenços não são esterilizantes.
- Lave as mãos novamente com água e sabão ou álcool 70% em gel após limpar os óculos corretamente.
- Higienize com álcool 70% em gel as cases dos óculos antes e depois de tocá-las.
- Coloque todas essas dicas em prática no dia a dia para maior cuidado com a saúde, principalmente a da sua visão.