Grande parte dos brasileiros têm buscado nos últimos anos opções de alimentos saudáveis como um lema de vida. O consumo de peixes, legumes, frutas, castanhas, grãos integrais e azeite de oliva, que compõem a dieta mediterrânea, aumentam a expectativa de vida. Pesquisadores da Universidade de Harvard mostram que indivíduos que seguem este tipo de alimentação apresentam índices menores de degeneração celular, processo intrínseco ao envelhecimento, podendo ter anos de vida a mais, graças a escolhas alimentares saudáveis.
Pensando nisso, a rede de franquias Monterrey oferece opções para todos os gostos, inclusive sorvetes a base de frutas que podem ser consumidos sem culpa. Para elaborar o comparativo, foram utilizados um sorvete no sabor de manga e uma barra de cereais de aveia, banana e mel, encontrada no varejo convencional.
Uma barra de cereal de 22g tem 79 kcal, enquanto um sorvete de manga de 120g apresenta, apenas, 53 kcal e nenhum aditivo químico. A quantidade de carboidrato, gorduras totais e gordura saturada também são menores no produto gelado.
A grande diferença está na quantidade de sódio, um dos principais vilões se consumido em grandes quantidades. O excesso pode causar aumento na pressão arterial, retenção de líquido e aumento de peso. Enquanto o sorvete tem 0mg, a porção da barra de cereal tem 41mg. A recomendação é que o consumo de sal não ultrapasse de 5g ao dia, o equivalente a, aproximadamente, 2.000mg de sódio. A porção deste alimento, por exemplo, equivale a 2,05% da ingestão diária de sódio recomendada. Além disso, o produto contém açúcar mascavo na composição, enquanto a opção gelada leva apenas manga e água.
“Utilizamos frutas selecionadas na fabricação dos produtos, sempre preocupados em disponibilizar aos consumidores opções de qualidade. Aos que buscam diversificar a alimentação durante o lanche da tarde, sem deixar de lado a preocupação com a saúde, os sorvetes a base de frutas, como manga, morango ou maracujá, podem ser uma ótima alternativa. Por apresentarem baixo valor calórico e níveis reduzidos de gordura e sódio, tornam-se mais atrativos que uma barra de cereais, por exemplo”, diz a nutricionista da Monterrey, Neyla Alves.
Os produtos têm a mesma quantidade de proteínas (1,0g), nutriente que sacia a fome entre refeições. O sorvete não contém glúten, podendo ser consumido por pessoas com doença celíaca. Além disso, também apresenta 2g de fibra alimentar. Vale lembrar que é indicada a ingestão de 25g deste componente por dia, que auxilia no bom funcionamento do intestino.