Desapegar dos procedimentos que alisam o cabelo não é uma das tarefas mais fáceis. Mas, tendência dos fios naturais vem ganhando cada vez mais espaço entre as mulheres, principalmente após celebridades aderirem à transição capilar. “Retornar ao cabelo natural não é um procedimento imediato. É preciso respeitar o crescimento e o fortalecimento dos fios,” comenta a consultora de beleza da Condor, Marilia Kikuchi.
O primeiro passo é ir ao cabeleireiro para fazer um corte intermediário e assim remover as pontas enfraquecidas pela química usada por tanto tempo.
Outro ponto importante é entender que, durante todo processo, o cabelo sofrerá uma mistura de texturas. Neste caso, a utilização de produtos para cabelos cacheados e o uso do babyliss para igualar as texturas são recomendados. No entanto, é preciso tomar cuidado para não queimar os fios que estão nascendo.
A alternativa para quem não é fã dos cachos artificiais é utilizar o leave-in e prender o cabelo com rabos de cavalo, tranças ou coques. Outra dica importante é utilizar elásticos que não apertem os fios para não quebrá-los.
Quando os fios alisados forem embora de vez, a dica é testar novos penteados e escolher com cuidado os produtos para cada tipo de cacho. “Cada cabelo possui um tipo de creme e o cacheado não é diferente. Há uma variedade de cremes disponíveis no mercado com diversas finalidades. É fundamental essa fase de experimentação até chegar ao produto ideal”, completa Kikuchi.
Big Chop
Ao contrário da transição capilar, cujo tratamento pode demorar até 2 anos, o Big Chop é a solução para quem não quer esperar. Essa técnica é uma opção radical que remove a química de vez do cabelo cortando os fios bem curtos no estilo Joãozinho.
Se você tomar a decisão de cortar as madeixas curtinhas para ter um resultado rápido, saiba que é necessário manter o cuidado diário com os fios. O Big Chop não é recomendado para quem tem química recente nos fios. Neste caso, o melhor é esperar a raiz crescer alguns centímetros antes de fazer o corte. “Além de sinônimo de liberdade, os fios cacheados são versáteis e dão um ar jovial”, opina a consultora.
Confira as dicas da consultora:
– Fuja de procedimentos químicos que alterem a textura do cabelo;
– Evite utilizar produtos que auxiliam no alisamento do cabelo (chapinha e secador);
– Faça hidratação com frequência para manter a estrutura dos fios cacheados;
– Ao lavar os cabelos, opte por shampoos e condicionadores para cabelos crespos. Eles hidratam os fios danificados pela química usada por muito tempo;
– Diminua ao máximo o uso de secadores e chapinhas. Eles emitem calor e facilitam o alisamento do fio;
– Use modeladores de cacho para acabar com as diversas texturas dos fios durante o processo e não se esqueça de utilizar o protetor térmico;
– Procure um cabeleireiro e faça a reconstrução capilar.