Os cabelos em “cores fantasia”, como rosa, roxo e azul, não saem mais de moda. Em alta no último verão, eles também se destacaram no Festival de Cannes deste ano, no visual da atriz Helen Mirren. Tons como o “blorange” – que mistura o louro e o laranja -, figuram nas tendências de inverno. E o mais interessante é que o estilo combina com madeixas de todos os tipos e comprimentos, e pessoas de todas as idades.

“Os tons de arco-íris caem bem nos fios lisos, ondulados ou crespos; curtos, médios ou longos; e não são restritos aos adolescentes”, afirma Claudia Mata, consultora do centro técnico da Ikesaki, hiperloja de beleza profissional.

A atriz Helen Mirren no Festival de Cannes 2019 (Foto: Getty / VALERY HACHE)

As técnicas de salão para criar os efeitos de cabelo “colorido” podem ser aplicadas tanto para conferir um ar rebelde e jovial, como um ar mais sofisticado. O importante é combinar com a personalidade.

Dicas da especialista da Ikesaki

Teste de mecha

Essa avaliação deve ser realizada pelo profissional de beleza um dia antes da coloração, a fim de checar possível reação ao processo químico. “Se houver qualquer reação adversa, é preciso suspender o tingimento. Também é preferível não descolorir fios ou mechas que apresentarem falta de elasticidade, opacidade, ressecamento, entre outros danos, a fim de prevenir a quebra dos fios durante e após o procedimento.

Descoloração ou decapagem

Para garantir o melhor resultado estético, normalmente é preciso descolorir as madeixas antes do tingimento. Cada perfil de cabelo exige determinado volume de água oxigenada e tempo de ação. Quanto mais “pastéis” forem os tons desejados, maior será o tempo de espera.

Hidratação contínua

A fim de selar as cutículas e obter os melhores resultados, é fundamental adotar tratamentos de reconstrução após o procedimento. Produtos que contenham queratina hidrolisada nos fios são bem-vindos para preservar a cor. As máscaras de hidratação são ótimas opções para fazer a manutenção dos cabelos arco-íris em casa.

Para não desbotar

Algumas medidas são fundamentais para atrasar o desbotamento das cores fantasia e manter o efeito dos tons vibrantes ou pastéis por mais tempo. São elas: reduzir a frequência da lavagem dos cabelos, utilizar apenas produtos para fios coloridos, evitar água clorada (piscina) e do mar e utilizar um protetor ou leave-in antes de usar secador, babyliss ou chapinha.