A preocupação dos pais com as dores de garganta frequentes em seus filhos é compreensível, uma vez que condições como faringite, amigdalite e laringite, conhecidas como “ites,” podem causar diversos sintomas desagradáveis. Esses distúrbios de saúde costumam ser desencadeados por vírus ou bactérias e cada um requer uma abordagem específica.
O Dr. Carlos Eduardo Travassos, gerente médico da unidade MIP Aché, esclarece que, embora todas essas condições sejam rotuladas como “dor de garganta,” exceto a laringite, existem diferenças significativas entre elas, pois afetam órgãos diferentes no sistema respiratório.
Na amigdalite, as amígdalas, as duas “bolas” vermelhas no fundo da boca, são o foco, frequentemente inchando e causando coceira, além de mau hálito em alguns casos. A faringite afeta a faringe, um órgão tubular que conecta a boca e o nariz à laringe e ao esôfago, geralmente acompanhando a amigdalite ou associada a alergias. A laringite envolve a inflamação da laringe, onde estão localizadas as cordas vocais.
Surpreendentemente, o antibiótico nem sempre é o melhor tratamento, já que aproximadamente 85% dos casos de dores de garganta em crianças são de origem viral. A distinção entre dor de garganta viral e bacteriana baseia-se em sintomas como febre alta, dor de garganta intensa, falta de apetite, fraqueza e pus na garganta, mais comuns em infecções bacterianas. As infecções virais tendem a manifestar-se mais lentamente e podem incluir tosse, coriza e olhos lacrimejantes. No entanto, apenas um médico pode fazer um diagnóstico preciso da origem da dor de garganta, enfatizando a importância de buscar orientação médica quando necessário.
Veja as dicas:
- Faça a criança beber bastante líquido. A água pode ajudar a diminuir as secreções na garganta e fluidos quentes contribuem para o alívio da irritação. Hidratar o corpo ajudará a combater infecções e a aliviar dores rapidamente.
- Para redução dos processos inflamatórios e da dor, crianças maiores de seis anos podem utilizar medicamentos com o princípio ativo cloridrato de benzidamina. O antibiótico só deve ser utilizado em um quadro bacteriano.
- Use umidificadores ou tratamentos a vapor para obter alívio. A fumaça dos umidificadores pode ajudar a aliviar as dores de garganta. Só tome cuidado para não deixar o ambiente desconfortavelmente úmido ou frio.
- Estimule a criança a tomar banhos todas as manhãs e noites, em uma temperatura que produza vapor. O banho ajudará a limpar o corpo, oferecendo uma sensação refrescante.
- Faça a criança manter a rotina de sono à noite. Enquanto os sintomas persistirem recomenda-se um repouso de onze a treze horas de sono.
- Oriente o seu filho lavar as mãos frequentemente. Como nossas mãos são vetores para bactérias, ao tocarmos no rosto e outros objetos, aumentamos a probabilidade de transmissão de bactérias e vírus.