Plácido Salles e Mariana Beluco começaram há menos de seis meses uma viagem que deve durar mais de três anos. Por meio do projeto Livre Partida, o casal de educadores que visa percorrer 170.000 km ao longo de 1.260 dias convive diariamente em um motorhome adaptado e totalmente transformado em um pequeno “apartamento”. Por estarem sempre na estrada e conviverem em um espaço pequeno, os dois confessam que não há muito como ficarem sozinhos. “É difícil nos separarmos, mas sempre que ficamos mais tempo em algum lugar, naturalmente cada um vai fazer as suas coisas”, destaca Plácido. “Procuramos respeitar bastante a individualidade de cada um”, explica Mariana, que lembra que desde o princípio o foco do casal é ter um relacionamento saudável.
O Monstro, como é chamado o carro do casal na Bolívia (Foto: Divulgação)“Deixe o orgulho de lado”
Plácido e Mariana confessam que já tiveram algum desentendimento ao longo da viagem. “As brigas que tivemos foram justamente por estarmos muito tempo juntos e suportando demais determinadas coisas simples”, resume Plácido, que explica como uma boa conversa pode resolver os problemas. “Muitas dessas brigas acontecem por falta de conversar ou por puro orgulho de algum assunto, que deixamos de lado até que aquilo vai tomando uma proporção grande e chega a uma briguinha tola”.
Mariana conta que o melhor, quando há uma discussão, é deixar as emoções se aquietarem e esperar um tempo antes de conversar sobre o assunto. “As emoções nos deixam burros demais”, explica, e dá importantes dicas sobre como evitar desentendimentos. “Tente deixar o orgulho de lado e não faça coisas que possam irritar o outro, e valorize o que há de melhor, sempre”.
O casal, que faz brincadeiras como forma de surpreender um ao outro, e valoriza as risadas no relacionamento, confessa que uma cidade ou ambiente romântico não interfere na sensibilidade dos dois. “Descobrimos que na verdade o lugar pode ser incrível, mas quem molda a sensação é cada um de nós”, explica Plácido, que lembra que os lugares mais românticos foram também os mais rústicos. O passeio de casal mais comum na aventura que é a vida de ambos é be diferente do tradicional “cinema e restaurante”. “Gostamos de ir para o meio do mato, curtir o pôr do sol, a lua, as estrelas e todas as belezas dessa natureza perfeita”, concluem.