Durante a puberdade, devido à elevação dos níveis hormonais, existe uma predisposição para o surgimento da acne. No entanto, engana-se quem acha que o quadro é típico da adolescência. Atualmente é cada vez mais frequente nos depararmos com os inconvenientes cravos e espinhas na fase adulta.
De acordo com Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética, a acne aparece quando os poros da pele ficam obstruídos. “A acne surge quando os poros estão obstruídos por sebo, oleosidade e células mortas que acabam favorecendo a colonização de bactérias e levam a processos inflamatórios. Essas obstruções e inflamações podem surgir por diferentes motivos, como períodos menstruais, excesso de oleosidade ou suor, má alimentação, uso inadequado de cosméticos ou estresse. No caso de mulheres que já passaram dos 25 anos, o problema é potencializado pela produção maior de hormônios masculinos nessa faixa etária”.
Para deixar a pele protegida e livre da acne, confira quatro dicas da profissional:
Mantenha a pele sempre limpa
Como na maioria dos casos é a oleosidade que causa a obstrução dos poros, o mais importante é manter a derme sempre limpa e livre de bactérias que possam causar inflamações. Prefira sabonetes especiais para a pele do rosto e lave-o pelo menos duas vezes ao dia. Lembre-se também de retirar a maquiagem antes de dormir para que a pele possa respirar e se regenerar naturalmente. Se você costuma praticar bastante exercício físico, lembre-se de sempre passar uma água no rosto após a atividade.
Tenha uma alimentação balanceada
Evite ingerir alimentos gordurosos, industrializados, repletos de sódio e de açúcar. Por mais que nenhum estudo tenha comprovado que o chocolate causa espinha, a guloseima contém gordura, o que contribui para o aumento da oleosidade. Prefira sempre alimentos naturais, como sucos batidos na hora, frutas, saladas e legumes fresquinhos, carnes brancas e produtos integrais. O consumo de água também é importante, pois além de ajudar a amenizar peles oleosas, garante a eliminação de toxinas que podem causar inflamações na derme.
Não esprema cravos e espinhas – O manuseio errado das inflamações pode deixar marcas permanentes, como cicatrizes e até mesmo aumentar a inflamação. Portanto, invista em uma limpeza de pele para remover impurezas e promover a limpeza dos poros.
Aposte em tratamentos estéticos
Para quem está sofrendo com o problema uma opção é o Acne Control tratamento que utiliza princípios ativos para promover uma ação anti-inflamatória, restabelecendo o equilíbrio e uniformidade da pele comprometida. Outro procedimento para quem apresenta cravos e espinhas é o Peeling Regéner, que através da renovação celular promovida pela descamação de cremes ou lasers irá eliminar as células mortas. No entanto, para quem já sofreu com acne há algum tempo e agora está insatisfeita com as manchas, o LASER FRACIONADO é a pedida. Por meio de um aparelho moderno que promove o fotorrejuvenescimento da derme, o laser estimula a produção de colágeno para que as cicatrizes diminuam e a pele fique com um aspecto mais lisinho.
“Vale lembrar que antes de iniciar qualquer procedimento é necessário fazer uma avaliação detalhada, feita por um profissional experiente – uma forma para que o tratamento realizado seja o mais seguro e eficaz para cada caso”, finaliza Thaís.