Sites especializados são os canais mais utilizados para se informar sobre beleza na internet. Essa foi a escolha de 7 em cada 10 mulheres da classe C, de 35 a 59 anos, na pesquisa Jornada Digital da Beleza, levantamento conduzido pelo Grupo Minha Vida com 5.600 pessoas no final de 2016. Para esse mesmo público, os blogs de beleza aparecem em quarto lugar, com 43% das respostas e, surpreendentemente, as celebridades digitais, ficam na sétima posição, citadas por apenas 13,7% das respondentes.
Os blogs de beleza e as celebridades digitais assumem um papel mais relevante na formação da opinião de mulheres mais jovens (18-34) da classe C, onde alcançam, respectivamente, 60,2% e 32,6% das respostas. Mas, mesmo entre esse público, 67,1% ainda consideram os sites especializados em beleza a principal fonte de informação.
Para Márcia Netto, diretora de marketing e produto do Minha Vida, o resultado revela uma preocupação em buscar informações validadas por um especialista e é isso que faz com que os sites especializados em assuntos de beleza apareçam como mais relevantes: “O mercado da beleza é muito dinâmico, com lançamentos de produtos e tratamentos quase diariamente. E cada vez mais, as pessoas querem a opinião de um especialista para auxiliar no processo de decisão, pois têm buscado soluções mais personalizadas, feitas sob medida para suas necessidades”.
Decisão de compra
Além de investigar sobre a busca de informações, o estudo analisou, também, o que os usuários levam em consideração ao comprar produtos de beleza. E, da mesma forma, a indicação especializada aparece de forma mais expressiva. As mulheres da classe C, de 35 a 59 anos, apontaram o cabeleireiro pessoal (53%) e o dermatologista pessoal (47%) como o que elas mais levam em consideração nesse processo. Os sites especializados em beleza, que também trazem as opiniões de especialistas, foram apontados por 45% dessas respondentes, ficando em terceiro lugar nesse quesito. Já as celebridades digitais de beleza apresentam uma maior relevância entre as mulheres mais jovens (18-34) da classe C, onde foram apontadas por 40,4% das respondentes. Para esse público, a maior expressividade está na indicação de amigos, com 57,1% das respostas.
A pesquisa aponta ainda, de forma geral, que os usuários preferem, durante o processo de decisão de compra, buscar opiniões de produto em texto do que em vídeo. Para as mulheres da classe C, de 35 a 59 anos, por exemplo, as opiniões em texto foram apontadas por 49,7%, enquanto que 24% escolheram o vídeo.
Em relação aos canais de compra, o estudo indica que as lojas físicas especializadas, como as perfumarias, ainda são a principal escolha de grande parte dos usuários, de forma geral, tendo sido apontadas por mais de 70% de todos os respondentes. O e-commerce cresce conforme aumenta a classe social e diminui a idade. Cerca de 43,5% das mulheres da classe C, de 18-34 anos, afirmaram que costumam comprar produtos de beleza pela internet. Esse número diminui para 27,2% nas mulheres de 35 a 59 anos; e 11,1%, acima de 60 anos. “O Grupo Minha Vida conduz a pesquisa do segmento de beleza com a sua base de usuários anualmente e o que temos percebido é que a influência dos canais digitais no processo de informação e decisão de compra dos consumidores vem crescendo. Mas apesar disso, eles ainda preferem fazer as compras em lojas físicas. Provavelmente para sentir os cheiros e experimentar as texturas dos produtos”, declara Márcia.