Já não restam dúvidas de que incluir ovos no dia a dia ajuda na manutenção de uma dieta mais balanceada e na gradativa redução do consumo de produtos industrializados ou ricos em carboidratos. “O ovo possui vários nutrientes, dentre os principais estão proteína de alto valor biológico (pelo fato de o alimento ser rico em aminoácidos essenciais) e gorduras boas – que nutrem e dão saciedade”, enfatiza o Dr. Patrick Rocha, pesquisador na área de nutrição.

Para quem não sabe, de acordo com uma pesquisa do Departamento de Obesidade do Centro de Pesquisa Biomédico da Universidade Pennington, em Louisiana, nos Estados Unidos, o alimento ajuda, inclusive, na perda de peso por proporcionar a sensação de saciedade por muito mais horas, do que o pão, por exemplo.

Não é atoa que a grande maioria das famosas são adeptas de uma alimentação rica no alimento, seja no café da manhã ou jantar, os posts nas redes sociais das celebridades mostram isso. Para garantir energia e saciedade, entre as opções mais adotadas pelas celebs estão incluir omeletes e crepiocas no café da manhã.

Além da riqueza de nutrientes e de ser o segundo alimento mais completo que existe na natureza, o produto faz bem ao cérebro, aos olhos e traz benefícios à construção de tecidos de acordo com Patrick Rocha. “O ovo também tem sido utilizado como um dos principais aliados no controle do peso e da diabetes. Além disso, a Colina e lecitina presentes no alimento também são importantes nutrientes, sendo que o primeiro contribui para a saúde neurológica e o outro é fundamental para saúde cardíaca”, complementa o médico.

Como um dos resultados dos achados mais recentes sobre o assunto, os brasileiros têm mostrado maior apetite pelo produto. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo per capita de ovos no país chegou a quase 192 ovos por habitante no ano passado, alta de pouco mais de 5% em relação a 2014, quando atingiu 182 ovos. O crescimento é ainda maior comparado com o consumo registrado em 2010 – elevação de quase 30%.

Como consumir

De todos os jeitos que você possa imaginar. “O ovo pode ser consumido de qualquer forma, até mesmo frito, desde que seja em gorduras saudáveis”, comenta o médico. De acordo com o especialista, para fritar o alimento ou mesmo fazer ovos mexidos ou omelete, recomenda-se usar óleo de coco ou manteiga. “O ovo também pode ser cozido ou feito como receita pochê”, explica.

Um cuidado na hora de consumir os ovos é como o alimento será utilizado. O maior erro que as pessoas cometem, segundo o Dr. Rocha, é retirar a gema e consumir apenas a clara. “Ao descartá-la, a pessoa não acaba aproveitando integralmente os benefícios do ovo, afinal é na gema que se encontram nutrientes importantíssimos para saúde neurológica e cardíaca, como colina e lecitina, respectivamente”, orienta o médico. Agora que você conhece as qualidades desse alimento poderoso, que tal dar mais atenção a ele? Pode usá-lo a qualquer hora: no café da manhã, no almoço, no jantar ou mesmo para um lanche da tarde.