Atendendo à crescente demanda por experiências personalizadas e exclusivas, o setor de turismo tem enfrentado desafios para agradar diferentes gerações de viajantes. Reconhecendo essa necessidade, a Collinson, líder mundial em experiências de viagem, conduziu uma pesquisa para identificar os serviços mais valorizados por cada faixa etária, buscando oferecer experiências únicas e personalizadas.
Os viajantes contemporâneos têm características distintas. São eco sensíveis, misturam vida pessoal e profissional devido ao crescimento do trabalho remoto e buscam serviços adaptados às suas necessidades momentâneas. Nesse contexto, a Collinson concentra seus esforços em entender as principais tendências de comportamento dos consumidores de viagens, mudanças de atitude em relação ao turismo e viagens de negócios, impacto da tecnologia e estratégias de fidelização, visando atender às necessidades do novo ecossistema de viajantes.
Para adquirir insights sobre como os consumidores de cartões de crédito reconhecem, valorizam e utilizam os benefícios de viagem, a Collinson realizou um estudo abrangente com 600 pessoas em países da América Latina, incluindo Colômbia, Brasil, México e Peru. A amostra incluiu diferentes faixas etárias, como Boomers (55-74 anos), Millennials (25-34 anos), Gen-X (45-54 anos) e Centennials ou Gen-Z (18-24 anos).
Dentre os resultados destacados no Brasil, os viajantes nativos se mostraram mais empolgados com programas de benefícios relacionados a cartões de crédito quando comparados a outras nacionalidades. A maioria (80%) dos entrevistados brasileiros deseja que as recompensas e benefícios de viagem sejam o elemento central dos cartões de crédito. Surpreendentemente, 82% dos brasileiros estariam dispostos a trocar seu cartão de crédito atual por outro que oferecesse acesso às salas VIP do aeroporto sem custo adicional.
A pesquisa também revelou que os jovens Millennials brasileiros (25-34 anos) são os mais interessados em cartões de crédito com recompensas (62%), enquanto a Geração X (45-54 anos) é a que mais utiliza o cartão para melhorar as experiências de viagem. Além disso, constatou-se que os brasileiros estão viajando mais a lazer do que a trabalho, tanto em viagens domésticas quanto internacionais.
Quanto à disposição dos entrevistados para pagar por serviços adicionais, os brasileiros mostraram-se inclinados a investir em descontos no aluguel de carros (72%), seguidos por descontos no duty-free (65%) e experiências gastronômicas nos aeroportos (64%). Também foram valorizados serviços como via rápida para o aeroporto, cuidado com as bagagens e comodidades para pets.
Em conclusão, a pesquisa realizada pela Collinson oferece informações essenciais para o setor de turismo compreender as preferências e necessidades dos diferentes grupos geracionais, permitindo que as empresas desenvolvam estratégias mais eficazes para atender aos viajantes contemporâneos. Com a oferta de serviços personalizados e relevantes, o objetivo é que os viajantes possam desfrutar de suas jornadas com maior confiança, facilidade e conforto.