A primeira etapa de quem pensa em sair do país de origem para morar e trabalhar em terras estrangeiras é a obtenção do visto. Ficar ilegal em um país, além de ser crime, traz uma série de desvantagens, desde a dificuldade no acesso à educação e aos cuidados de saúde no país, até a obtenção de trabalho. A Austrália, por exemplo, é extremamente rigorosa no processo de aprovação de um visto permanente.

De acordo com MaCson Queiroz JP, Diretor da M.Quality, é importante ficar atento aos fatores que podem contribuir para que o visto australiano seja negado e evitar cometer estes erros. Para esclarecer o que não se deve fazer na hora de obter o visto de imigração perante o Departamento de Imigração da Austrália, o diretor da M.Quality preparou a seguinte lista:

Mentir
Ao se inscrever para o visto australiano – ou para qualquer país estrangeiro – a primeira dica e, talvez, a mais importante, é não mentir sobre qualquer dado, seja ele qual for.

Candidatar-se a um visto diferente
Se a intenção é imigrar e morar na Austrália, não tente enganar o departamento de imigração se candidatando a um visto diferente do seu verdadeiro propósito.

Não ter sua profissão na Skilled Occupations List
A Skilled Occupations List (SOL), lista de profissões em que há demanda de trabalhadores estrangeiros, é a porta de entrada de imigrantes mais indicada para aqueles que querem trabalhar no país. “Pleitear o visto a partir da SOL é menos complicado e as chances do visto ser aprovado são maiores”, explica. O governo estimula estrangeiros formados – ou mesmo sem diploma mas com experiência prévia em algumas áreas descritas na lista – para que se candidatem ao visto de residência australiana, já que terão mais chances de conquistar emprego no mercado de trabalho do país.

Ter antecedentes criminais
Muitos processos de visto na Austrália requerem que os brasileiros apresentem a Certidão de Antecedentes Criminais. Esse histórico pode ser decisivo pois é levado em conta na hora de conceder o visto de imigração. No entanto mesmo que a sua Certidão de Antecedentes Criminais apresente algo indesejado, você poderá ainda ter chances. O mais indicado é procurar uma ajuda profissional antes de apresentar as autoridades australianas.

Tentar fazer tudo sozinho
Embora o processo para visto permanente na Austrália possa erroneamente ser tido como simples na opinião de algumas pessoas em blogs e fóruns que debatem o assunto, há inúmeras peculiaridades que podem confundir quem tenta aplicar sozinho. O mais indicado é recorrer ao suporte de uma agência imigratória experiente, que seja devidamente registrada junto ao governo australiano. “Dessa forma, é possível evitar equívocos ou contratempos que podem atrasar ou até mesmo inviabilizar a estada no exterior”, comenta MaCson, que vive na Austrália há mais de 20 anos. “É fundamental obter informações sobre os pré-requisitos para tirar o visto, e contar com o apoio de profissionais especializados no país em questão”, complementa. Ele explica que o principal o objetivo da agência é fazer com que o futuro estudante economize tempo, já que o processo é relativamente demorado e requer conhecimento da legislação australiana.