Passo a passo de como montar uma lancheira equilibrada para a volta às aulas (Imagem de Freepik)

A lancheira desempenha um papel crucial no fornecimento de nutrientes essenciais para crianças em idade escolar. Com base em uma revisão da Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil de 2015, que destacou deficiências no consumo alimentar de crianças brasileiras, é evidente que montar uma lancheira equilibrada é fundamental para garantir que os pequenos recebam os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os carboidratos devem constituir 50 a 55% do valor energético diário das crianças. Ao contrário da crença popular, os carboidratos não são vilões quando consumidos em quantidades adequadas. Beatriz Botequio, nutricionista da Equilibrium, destaca que a escolha dos alimentos na lancheira não resultará em ganho de peso, desde que o consumo calórico total esteja alinhado com o gasto energético.

Ao montar a lancheira, o foco deve estar na variedade e no equilíbrio nutricional. É aconselhável que o lanche forneça em torno de 300 calorias e inclua uma combinação harmoniosa de carboidratos, proteínas e gorduras. A lancheira também é uma oportunidade para incorporar alimentos que respeitem a cultura alimentar e oferecer opções seguras e variadas.

Dicas para uma lancheira equilibrada:

1. Quantidade Controlada: A lancheira não precisa estar sobrecarregada. Opte por porções adequadas, evitando excessos.
  2. Carboidratos Energéticos: Inclua fontes saudáveis de carboidratos, como pães, bolos e biscoitos. Esses alimentos fornecem a energia necessária para as atividades escolares.
  3. Frutas e Legumes: Estimule o consumo diário de frutas e vegetais. Eles podem ser incluídos na forma de frutas frescas, sucos naturais ou 100% fruta.
  4. Hidratação: Embora não seja obrigatório, líquidos na lancheira complementam a hidratação da criança durante o dia escolar.
  5. Proteína Necessária: Introduza uma fonte de proteína, como queijo, iogurte ou patê de atum, para promover a saciedade e o crescimento saudável.

Além disso, é fundamental lembrar que a alimentação não se limita à composição nutricional. Aspectos sociais e emocionais também desempenham um papel importante. Crianças em crescimento têm um gasto energético elevado, justificando a presença de carboidratos na lancheira.

O bolo, muitas vezes associado a momentos de diversão, pode ser considerado dentro de uma alimentação equilibrada, desde que parte de um conjunto de alimentos variados e saudáveis.

Em última análise, equilíbrio é a chave para montar uma lancheira que atenda às necessidades nutricionais e promova uma relação saudável com a comida. A atenção ao desenvolvimento e à saúde da criança deve ser o foco, buscando um meio-termo entre evitar a obesidade e evitar restrições alimentares excessivas que possam resultar em problemas alimentares no futuro.

Sugestão semanal de lancheiras:

Segunda-feira
  • 1 pote de iogurte parcialmente desnatado com polpa de morango