O BuscaSala, principal buscador de coworking e escritórios compartilhados do Brasil, está colaborando com empresas e novos empreendedores durante a crise. A plataforma, fundada em janeiro pelos sócios José Guilherme e Gustavo Miranda, está crescendo e indo na contra mão da crise econômica, após alta na procura por espaços compartilhados. Os profissionais afetados pelo atual cenário vêem no coworking uma opção para voltar ao mercado.

Os escritórios compartilhados e o coworking chegaram ao Brasil em 2007, mas foi em 2015 que o modelo de trabalho ganhou força e se estabeleceu na região sudeste. Um dos motivos que contribuíram para o crescimento do modelo em 2015 foi o custo benefício oferecido – essa alternativa de trabalho vem chamando a atenção de novos empreendedores e também é uma opção atrativa para grandes empresários que estão expandindo seu negócio ou mesmo procurando reduzir seus custos nesse momento de crise.

Além de ter custos baixos e ser uma alternativa para profissionais que estão voltando ao mercado de trabalho, após o período de demissões em massa, o coworking está contribuindo para a economia do país, já que novas empresas surgem a cada dia nesses escritórios compartilhados. A expressão para o momento de recessão é compartilhar, seja o espaço, os custos, conhecimento, etc.

“Nos últimos meses a procura por escritórios compartilhados aumentou significativamente, a tendência é que esta busca cresça ainda mais no próximo ano. O modelo tem agradado empresários e profissionais, além de contribuir na redução de custos ainda promove o networking, já que no mesmo espaço estão empresas de diversos setores”, afirmam os sócios José Guilherme e Gustavo Miranda.