Ao encerrar sua carreira esportiva, René Lacoste decidiu trabalhar na indústria aeronáutica. Testemunha dos primeiros voos transatlânticos, criou a Air-Equipement, empresa que contribuiu para o desenvolvimento dos programas Concorde e Airbus. É essa outra faceta da mente visionária do fundador da LACOSTE que Felipe Oliveira Baptista, cujo pai era um piloto, decidiu celebrar. Traçando paralelos entre os heróis da aviação e os pioneiros da era espacial, essa apropriação onírica da modernidade é a inspiração por trás de uma coleção absolutamente voltada para o futuro.

Roupas Avant-garde

O que pode ser mais engenhoso que um traje de astronauta? A mescla perfeita de imaginação, fantasia e alta tecnologia, é o ponto ideal de partida. Todos os seus detalhes, não importa se escondidos ou aparentes, seus vários bolsos e nesgas, suas joelheiras e ombreiras, seus acabamentos selados e suas costuras de couro ou algodão; e também sua reversibilidade, com um lado feito de nylon impermeável e o outro em lã e linho. A verdadeira arte nos detalhes, destacada por patches de cores contrastantes, suas variações entre mate e brilho, sua mistura de materiais: couro, nylon, algodão, gabardine e tricotine, fleece e pele sintética.

Um salto quântico no anos 90

Felipe Oliveira Baptista permite-se um ligeiro desvio – um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para sua inspiração – e mistura a estética da conquista espacial com os códigos “míticos” do grunge e do streetwear dos anos 90 (que são agora os clássicos modernos para ele), dando uma reviravolta nas roupas ultrafuncionais e moldando-as no aqui e agora.

Uma nova sobrevida para a camisa de lenhador de padrão xadrez grande ou pequeno, em lã escovada, e para os cardigãs oversize em mohair, remanescentes do estilo usado por Kurt Cobain. Calças muito folgadas, inspiradas no exército, que seguem até o chão, mas com uma cintura elástica; a versão dândi das calças de trilha. Quando associadas a casacos muito estruturados e ajustados, moldam uma silhueta original e ousada.

Uma representação artístic do espaço

Estampas iridescentes, reproduções do espaço pelo artista Ron Miller – lua cheia, pôr do sol ou Saturno – colidem com cores propositalmente opacas – marrom, ardósia… que são iluminadas por efeitos metálicos e por faíscas de cores ácidas – anis, laranja ocre e lilás cintilante. Essas cores, justapostas em blocos seguindo o sistema gráfico da LACOSTE, injetam dinamismo em cada peça. Como se vê no redemoinho multicolorido e cintilante de um vestido de veludo, usado sobre ankle boots iridescentes.

Cortes de alta tecnologia e mastetria, a fóruma da nova elegância

O conforto e a funcionalidade, tão caros à casa LACOSTE, são engenhosamente reforçados pelo espírito high-tech e pelas mágicas habilidades de corte de Felipe Oliveira Baptista. Materiais inteligentes dupla face permitem a modularidade dos modelos reversíveis, que podem ser usados de várias e variáveis formas. As bolsas, feitas de couro ou algodão, podem ser usadas longitudinalmente no ombro, podem ter sua largura acentuada quando levadas na mão e podem até virar mochilas, uma vez liberadas de suas alças. A fim de alcançar supremo refinamento, o designer transcende a ideia de que um item de vestuário deve ser apenas prático; assim, materiais, cores e cortes, geralmente não associados uns aos outros, são reunidos em uma revelação original.

A curva feminina das mangas de um moletom lilás em mohair sobre calças baggy, a linha de corte – feita a bisturi – de um trench coat usado com um tênis altamente tecnológico, marcam o início de um novo tipo de elegância. A de um luxo destinado a ser, ao invés de parecer.

Próximo desfile Lacoste em Paris

Lacoste volta às suas raízes e atravessa o Atlântico para comemorar o 85º aniversário da marca, apresentando a coleção SS18 em setembro próximo durante a Semana de Moda de Paris. Depois de 13 anos desfilando em Nova York, a Lacoste deixa a capital do sportswear para realizar seu desfile na França. Este evento ilustra o desejo da marca de capitalizar seu legado e destaca a própria natureza de seu DNA, ou seja, a elegância francesa sem esforço.