Você já ouviu falar sobre ração Grain Free, mas, certamente, ainda possui algumas dúvidas sobre o assunto. A médica-veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods, Patrícia Padovez, esclarece os principais tópicos sobre esse tipo de alimento destinado a cães e gatos.

1. Composição

Diferente das rações tradicionais, que levam milho, soja e outros cereais, a ração Grain Free não possui grãos. “Por serem carnívoros, cães e gatos não precisam de uma grande quantidade de cereais presentes em algumas rações tradicionais. O amido presente nos produtos serve como fonte de energia e também para “dar a liga” entre os ingredientes, permitindo a extrusão (cozimento) da massa e a formação dos croquetes como vemos hoje nas rações secas disponíveis no mercado”, esclarece Patrícia Padovez, médica-veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods.

2. Respeita a natureza do animal

A ração Grain Free respeita a natureza carnívora dos cães e gatos. Esses animais não possuem a enzima amilase na saliva, o que faz com que eles demorem mais tempo para digerir o amido e, por isso, esse amido se acumula no organismo em forma de triglicérides. “A importância da ração Grain Free, portanto, é justamente oferecer uma alimentação adequada aos cães e gatos, ou seja, uma alimentação rica em proteína e lipídios e com baixo teor de carboidrato, uma alimentação em que a absorção dos nutrientes é máxima e adequada àquelas espécies”, ressalta a profissional.

3. Benefícios

São vários os benefícios proporcionados por esse tipo de ração. Por não conterem grãos, as rações Grain Free são mais aptas a serem digeridas pelo pet do que o alimento tradicional. Elas oferecem nutrientes que os animais conseguem absorver e utilizar melhor e em maior quantidade. As rações Grain Free são compostas por um elevado teor de proteínas, o que aumenta a imunidade e a massa muscular do animal, além de oferecer uma melhora na qualidade do pelo do pet e no sabor do alimento. Outra vantagem é que o consumo também ajuda a manter o peso do animal. Além desses benefícios, os produtos da linha da Farmina também atuam no controle do índice glicêmico, o que ajuda a aumentar a expectativa de vida do animal, auxilia na prevenção de diabetes, doenças degenerativas causadas pela velhice e proporciona sensação de bem-estar ao pet.

4. Fibras

Engana-se quem acredita que as rações Grain Free, por não possuírem cereais, não oferecem fibras ao animal. “Nos produtos tradicionais, os cereais representam fontes de amido e não fibras, portanto, uma ração Grain Free não é uma ração sem fibras”, explica Patrícia Padovez. A linha N&D Grain Free, por exemplo, possui 70% de ingredientes de origem animal, 30% de frutas, minerais e vegetais e 0% de cereais. Nesses 30% de frutas, minerais e vegetais estão algumas fontes de fibras: polpa de beterraba, fibra de ervilha, lignocelulose, psyllium, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos.

5. Sem grãos, sem conservantes artificiais e livre de transgênicos

As rações Grain Free representam uma evolução dos alimentos pet tradicionais. A N&D Grain Free da Farmina, por exemplo, não possui corante e não recebe conservantes artificiais durante a fabricação, apenas naturais. Os antioxidantes naturais contidos no produto, como aloe vera, chá verde, romã, cúrcuma, blueberry entre outros, ajudam a retardar o processo de envelhecimento das células, o que faz com que o animal viva mais e melhor. Essa ração também não possui transgênicos e usa apenas minerais orgânicos em sua composição, que são melhor aproveitados pelo organismo destes animais.