Praticar uma atividade física, além de modelar o corpo, é uma questão de saúde. Mesmo sendo de conhecimento comum que o sedentarismo prejudica a qualidade de vida, quem decide adotar uma rotina de exercícios às vezes se depara com barreiras que podem parecem intransponíveis.

A falta de tempo é uma “velha conhecida” dessa equação. Com a rotina corrida e as horas que parecem ser cada vez mais curtas, devido ao número de tarefas diárias a cumprir, o compromisso de ir à academia e conquistar um corpo enxuto pode se tornar distante.

“Mais da metade dos alunos matriculados em uma academia tradicional desistem de frequentar o local, em média, nos primeiros três meses”, afirma Cris Senna, atleta e ex-proprietária de academia. Pensando em atender ao público que almeja uma vida mais saudável mas não tem disponibilidade para se deslocar até um espaço físico, ela criou o Desafio Vip 60, método simples e definitivo de queima de gordura corporal.

A atleta lista quatro vantagens de se treinar dentro de casa, em relação a matricular-se em uma academia tradicional:

Espaço

As academias costumam ser divididas em áreas para cada tipo de atividade física -musculação, spinning, lutas. Por isso, muita gente acredita que terá dificuldade para praticar as modalidades dentro de casa. “Isso não é verdade, é possível adaptar temporariamente um dos recintos com facilidade. No Desafio Vip 60, pensamos no mínimo necessário para realizar exercícios de alta performance. Os alunos conseguem acompanhar os treinos de qualquer lugar, seja da sala de casa, do quarto, ou até mesmo de um parque público. Isso facilita muito a vida dos alunos e diminui a chance de desistirem no meio do caminho”, explica Cris.

Além disso, apesar de o espaço da academia ser dividido em áreas específicas, não é incomum que alguns locais – como a sala de musculação -fiquem apertados devido à quantidade de alunos, principalmente em horários de pico, quando mais pessoas podem treinar, como a partir das 18h. “Isso dificulta a execução das séries e pode provocar desânimo em muitos praticantes”, comenta a atleta.

Acompanhamento

Em teoria, na academia os alunos estão sempre acompanhados de profissionais que os orientam a maneira correta de executar os movimentos. Na prática, isso nem sempre acontece. “Os vídeos do Desafio Vip 60 apresentam todas as recomendações e foram desenvolvidos para transmitir as orientações da maneira mais clara possível, mesmo para quem está começando”, explica a especialista.

Também é frequente que algumas mulheres se sintam pouco à vontade ao executar certos exercícios em público, como os agachamentos, por exemplo. “Por estar dentro de casa, não é preciso esperar para poder usar um aparelho ou até lidar com a vergonha de executar um determinado exercício”, diz.

Custo

Na academia, existe uma despesa mensal fixa que precisa ser desembolsada, além da matrícula e de custos adicionais, como o transporte e a alimentação.

“Em curto prazo, a opção de treinar em casa se mostra mais “amigável” ao seu bolso. No caso do Desafio VIP 60, cobramos um valor único que permite o acesso ao treinamento durante dois anos. O valor pago por esse período é o equivalente ao cobrado, em média, por somente um a três meses de mensalidade pelas academias tradicionais”.

Tempo

Além do horário dedicado ao treino, deve-se somar o tempo gasto para se deslocar até o local (e, é claro, voltar para casa). “Desenvolvemos um método adaptado à realidade das pessoas comuns, que não têm tempo a perder e estão em busca de resultados rápidos e que funcionem de verdade”, explica a especialista.

As “conversas paralelas” que são comuns nas academias são outra questão que deve ser considerada. “Esse fenômeno social normalmente desvia a atenção, consumindo tempo, tirando o foco do praticante e prejudicando o treino”, comenta Cris.