Estudos científicos constantemente provam os benefícios que uma dieta vegena proporciona, que vão desde melhor desempenho nos esportes à reversão de doenças do coração. Essa dieta, além de conter menos gordura saturada e colesterol, inclui mais fibra, ácido fólico, vitaminas C e E, potássio e magnésio, muitos fitoquímicos, bem como gordura menos saturada na alimentação diária das pessoas.
Sendo assim, baseado em dicas e receitas do livro “Cozinha vegana para o dia a dia”, da Editora Alaúde, onde a autora Gabriela Oliveira apresenta mais de 100 receitas sem lactose e ingredientes de origem animal, desde opções para quem quer servir uma refeição rápida até combinações para quem pretende montar um verdadeiro banquete, separamos seis boas razões para escolher refeições veganas.
1. Saudáveis:
Ajudam a prevenir e a combater doenças crônicas e degenerativas. Há uma menor incidência de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, males cardíacos e alguns tipos de câncer entre quem segue uma alimentação vegana.
2. Saborosas:
Educam o paladar para uma maior diversidade de texturas e sabores.
3. Completas:
A combinação de frutas, vegetais, cereais, leguminosas, oleaginosas, sementes, tofu, tempeh e seitan fornece todos os nutrientes essenciais de que necessitamos nas diferentes etapas da vida.
4. Adequadas:
Refeições veganas equilibradas e diversificadas são adequadas durante a gravidez, a infância, a adolescência, a vida adulta ou a terceira idade, bem como para atletas.
5. Ecológicas:
A produção de alimentos de origem vegetal exige menos recursos do planeta e tem um impacto ambiental menor em comparação com a produção de alimentos de origem animal.
6. Livres de crueldade:
Evitam o aprisionamento, a exploração, o sofrimento e a morte de milhões de animais.