O mal posicionamento dos dentes é um problema de saúde bucal que vai além da questão estética e funcional (isto é, à qualidade da mastigação), mas, também, relaciona-se à autoestima do paciente. Com a exposição nas TVs e as redes sociais divulgando celebridades com o sorrisos bonitos, alinhados, brancos, em pouco tempo essa imagem passa a ser considerada por muitos uma referência a ser alcançada.

O sorriso é considerado o “cartão de visita das pessoas”, por isso, independente de ser ou não uma celebridade, muitas pessoas precisam do tratamento ortodôntico para alinhar os dentes e deixá-los preparados para os demais procedimentos (por exemplo, clareamento, lente de contato dental, implante). Porém, muitos pacientes são resistentes em utilizar os “ferrinhos na boca” e consideram desconfortável que a sua ortodontia seja feita com o aparelho convencional, e, além disso, a semelhança com o “aspecto de criança”, pelo medo de aftas e pela dificuldade em fazer a higiene da boca com o dispositivo fixo. Ao saber que os famosos estão usando, prioritariamente, tecnologia removível feita nos Estados Unidos, o desejo técnica ortodôntica do “aparelho invisível” ganha ainda mais força do que nos anos anteriores.

Com uma tecnologia de ponta para ter o mesmo resultado do tratamento com o fixo convencional, porém, com discrição, sem pontas nem bráquetes, existem diversos modelos removíveis produzidos em muitos países e até no Brasil, variando o custo, nível de tecnologia e indicações. Mas, não há como negar a influência dos artistas e seus sorrisos quanto ao estímulo a essa alternativa de tratamento. Além do fato de fazer a diferença na vida do paciente desde o início por ser praticamente invisível, higiênico e confortável.

O Alinhador Invisível Removível já está em sua quinta geração, após quase 20 anos de pesquisa. Este aparelho reposiciona os dentes gradativamente, sem incômodos, sem pontas sobrando, por não utilizar fios nem bráquetes. Individualizadas e sob medida, cada placa do tratamento é confeccionada para ser usada por duas semanas, durante 20 a 22 horas/dia, retirada para as refeições ou quando estiver em uma formatura ou num casamento, por exemplo. Após 15 dias de uso constante, o paciente substitui o aparelho por um novo para continuar o movimento do alinhador anterior e assim sucessivamente até o final do tratamento. Por isso, muitos famosos o escolhem para os seus tratamentos.