Neste post a jornalista Renata Pacheco, editora do site Clube da Lola, detalha uma pergunta muito frequente de blogueiras que recebem ou compram produtos para testar: como fazer uma resenha de um produto de beleza como maquiagem e dermocosméticos?
O que é uma resenha?
Segundo o Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbora, a resenha é um tipo de resumo que consiste num desenvolvimento da sinopse. É uma contração do texto. Ou seja, é resumir as informações contidas em um produto, avaliar essas informações e o tratamento que a elas foi dado, e sustentar tal avaliação. O resumo, ainda segundo os autores do livro, é o resultado da seleção dos elementos de maior interesse a ser reduzido.
Passo a passo da resenha do produto
Primeiro parágrafo do post
Tenha em mente que, mesmo que você tenha um blog e queira ser informal com os leitores, não precisa começar a escrever o post com “Oi amores”. Caso queira conversar com o público faça isso em vídeo. O primeiro parágrafo deve ser focado no que você vai escrever: o produto. Não há necessidade de dizer que recebeu o produto ou que comprou para testar, vá direto ao assunto. Detalhe se o produto é um lançamento no mercado, ainda não está disponível para venda e quando estará; ou se já está à venda, se já não é mais novidade no mercado, e o principal: o preço. Caso tenha recebido release sobre o produto, escreva: preço sugerido de R$xx,00; caso tenha comprado o produto em uma loja física de sua cidade, faça uma média e escreva: preço médio de R$xx,00. Caso seja um post patrocinado pergunte primeiro para a empresa como deseja que seja sinalizado. Caso a empresa deixe a cargo da blogueira é possível deixar como Tag: Publipost.
Embalagem e apresentação
No próximo parágrafo comece a descrever sobre a embalagem e apresentação do produto. Caso a resenha seja sobre um pincel, esmalte ou batom: como é o aplicador? É duro, macio, curto ou longo? A embalagem é transparente e isso facilita na visualização interna do produto? É possível identificar a cor? É uma embalagem leve ou pesada? Quebra ou amassa com facilidade? O produto preenche toda a embalagem? Há a possibilidade de fazer uma comparação entre embalagens de produtos nacionais vs. internacionais.
Textura e aplicação
Caso esteja resenhando um batom, faça comparações entre matte, bala, gloss da mesma marca ou de outra marca que você já tenha resenhado e, assim, coloque o link da outra resenha para os leitores também compararem. É um produto para todos os tipos de pele? É um produto para pessoas iniciantes ou experts em maquiagem? É possível realizar a aplicação rápida ou requer mais atenção? Em quanto tempo o produto adere no local de aplicação? Por exemplo: em quanto tempo o batom líquido secou nos lábios? O tempo de secagem é importante. Caso o produto seja um esmalte: quantas camadas foram necessárias até preencher a unha? Caso o produto seja um hidratante: com pouca quantidade na mão foi possível espalhar em, pelo menos, na metade do corpo? A consistência do produto é oleosa após a aplicação?
Durabilidade e fixação
Tente ficar um dia inteiro ou, pelo menos, metade do dia com o produto para se certificar de que seja eficaz. No caso do batom, passe antes de sair de casa, coma e beba. Após isso, repare: o batom saiu com facilidade? A boca ficou borrada? Foi preciso fazer retoque? No caso de esmaltes, verifique quanto tempo leva para começar a descascar.
Fragrância
Não é só um frasco de perfume que há fragrância, os cosméticos e dermocosméticos também! Como é o cheiro do produto assim que você aplica? É forte, fraco, doce, amadeirado ou não há cheiro? O cheiro permanece ao longo do dia ou sai com facilidade?
Pigmentação e cobertura
A cor do produto dentro da embalagem é a mesma quando aplicada ou é preciso passar diversas camadas para chegar no resultado? A cor permanece a mesma ou modifica quando o produto seca? No caso de bases e corretivos a análise sobre cobertura deve ser redobrada, porque o propósito destes produtos são para cobrir as imperfeições. Então, analise se estes produtos tem alta cobertura e cumprem o que prometem, ou é preciso aplicar muitas camadas até tampar o desejado.
Custo benefício do produto e último parágrafo da resenha
Será que, após analisar todos esses tópicos acima, ainda vale a pena comprar o produto? Faça comparações entre outras marcas nacionais e internacionais que sejam similares quanto à cor, textura e quantidade. O valor, ou seja, o preço está na média ou acima? Como pode ser comprado? On-line, por revendedores, loja física? Não esqueça de indicar links e endereços. Este pode ser considerado o último parágrafo da sua resenha, onde, além do custo benefício, você indicará os prós e contras do produto. Faça a sua recomendação sobre o produto. Caso não tenha gostado do produto, deixe isso claro no texto, porém, lembre-se que o produto pode não ter sido útil para o seu tipo de pele ou cabelo, no entanto, você recomendaria para outra pessoa.