Você é convidada para ser madrinha de casamento. E na hora de escolher a cor do vestido bate aquela dúvida. Neste momento, o primeiro pensamento que vem a sua mente é: posso escolher qualquer cor, menos preto. Porém, este receio em usar a cor preta em casamentos já é algo incomum ao redor do mundo e vem ganhando força no Brasil. “Culturalmente o preto é associado ao luto, por isso as pessoas não gostam. Mas o vestido preto é algo extremamente comum em cerimônias nos Estados Unidos e até mesmo na Europa”, conta Carina Ametista sócia da NEFER Vestidos, empresa associada ao Grupo Casamento Prático.

Em 2012, a cantora Fergie, vocalista da banda Black Eyed Peas, escolheu o preto para as suas madrinhas. E a tendência de usar vestido preto também ganhou destaque ao aparecer no filme “Sexy and The City”. No longa, Charlotte, personagem de Kristin Davis, escolhe essa cor para ser madrinha do casamento de Carie Bradshaw, a protagonista da história defendida por Sarah Jessica Parker. Miranda, vivida por Cinthia Nixon, opta pelo azul e Samantha, interpretada por Kim Cattrall, chega à igreja de vermelho, completando o time de madrinhas de Carie.

Se na ficção é permitido esse comportamento, na vida real as madrinhas devem seguir algumas regrinhas para fazer bonito na cerimônia. Principalmente se a noiva definir a cor do look. “Quando a noiva escolhe o tom do vestido, a madrinha tem que ficar atenta a palheta de cores que ela exigiu e não fugir do tom. Isso é desagradável e pode desapontá-la. Quando a noiva opta por padronizar a cor das madrinhas, o preto e o rosa são os mais pedidos”, conta Carina Ametista. E caso a noiva não escolha a cor a ser usada, é de bom tom a madrinha falar com a noiva a cor que será adotada para ficar ao lado dela no altar.

Apesar do preto estar liberado para uso das madrinhas, algumas cores não podem ser usadas por elas. “A madrinha deve estar atenta as cores que a mãe do noivo e a mãe da noivavão usar para não repetir. E o branco é uma cor expressamente proibida, branco é a cor exclusiva da noiva. Nenhum convidado pode usar”, ressalta Ametista. Mas a tradição de usar vestido branco se popularizou em 1840 no casamento da rainha Vitória, na Inglaterra. Antes desde período, vermelho e preto eram cores bastantes usadas pelas noivas.

Em relação aos convidados, as cores são liberadas e o preto é sempre uma das mais procuradas. “O preto é sinônimo de elegância. Por isso é muito escolhido entre os convidados de casamentos e formaturas. E os convidados devem evitar o nude e o off white, que são tons bem próximos a cor do vestido de noiva, por isso não podem ser usadas. A noiva não pode ser ofuscada”, conclui Carina. Os vestidos azul e rosa também figuram na lista dos mais procurados. E o valor médio do aluguel de um vestido é de R$200 a R$700.