Não é incomum encontrar na internet receitas doces com apelo fit que tem por objetivo ajudar no emagrecimento, na construção muscular e na adesão a um novo plano alimentar. O problema é que muitas delas passam distante do sabor das receitas que tentam imitar. Mas uma nova preparação vem bombando nos vídeos do TikTok e Reels (do Instagram): é o Yogurt Cake, uma sobremesa muito similar ao cheesecake e com muito menos calorias.
De acordo com a Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o sucesso dessa receita se deve à sua simplicidade e benefícios nutricionais. “A receita tradicional de cheesecake leva cream cheese e açúcar. O cream cheese tem um sabor suave e levemente ácido, mas é fonte de gordura, por conta do creme de leite ser um dos ingredientes. Dos macronutrientes, a gordura é o mais calórico: cada grama de gordura tem 9kcal (calorias), enquanto cada grama de carboidrato ou de proteína tem 4kcal. Já a receita do Yogurt Cake leva três ingredientes: iogurte grego, leite em pó (ou whey protein) e ovos. Essas são três excelentes fontes de proteína, com todos os aminoácidos essenciais, e que podem ser incluídas em uma dieta variada, equilibrada e o mais natural possível, com excelentes benefícios para bater a meta proteica.”
Benefícios nutricionais e variações da receita
Opções para todos os gostos e necessidades alimentares.
A Dra. Marcella explica que o consumo diário de proteínas deve ser individualizado e específico, tendo em atenção à idade da pessoa, o gênero, a atividade física, a profissão, o estado de saúde e os objetivos pessoais. “No geral, o consumo de proteínas fica aquém do necessário”. As necessidades diárias podem ir de 0,8g/kg (gramas de proteína por kg de peso corporal) a 2g/kg ao dia e dependem de vários fatores.
Para atender às necessidades diversas, há duas variações da receita: o Yogurt Cake tradicional, feito com leite em pó, e o Yogurt Cake high protein, que utiliza whey protein. Ambos proporcionam uma boa dose de proteína em relação às calorias consumidas.
Propriedades dos ingredientes
Entendendo os benefícios de cada elemento da receita.
- Iogurte Grego Light (Desnatado): Rico em proteínas, vitaminas B12 e ácido fólico, além de minerais como cálcio, potássio e fósforo. Também é uma fonte de probióticos que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal.
- Ovo: Fonte proteica de origem animal, rico em vitaminas A, D, E, K, do complexo B, e minerais como ferro, zinco e selênio.
- Leite em Pó Desnatado / Whey Protein: Ambos são ricos em proteínas e oferecem benefícios para a saúde, como fortalecimento muscular e melhoria do sistema imunológico.
Receitas e sugestões de cobertura
Preparos simples e versáteis para todos os gostos.
Ambas as versões da receita são simples de fazer e oferecem opções de cobertura para agradar a todos os paladares e objetivos nutricionais. Além das sugestões de geleia de frutas diet e polpa de maracujá, a Dra. Marcella sugere outras coberturas como doce de leite, chocolate 70% cacau e pasta de amendoim, ressaltando a importância de controlar as porções para não comprometer a dieta.
Yogurt cake
- Ingredientes: 100g de iogurte grego light (desnatado), 30g de leite em pó, 1 ovo. Opcional: geleia de frutas diet a gosto para cobertura.
- Modo de preparo: Em uma tigela, misture o iogurte com o leite em pó e o ovo com batedor de arame, para não deixar grumos. Após incorporado, despeje em uma forma untada ou com papel manteiga, de tamanho pequeno (individual) e leve ao forno por 20 a 25 minutos a 200ºC. O ponto ideal para tirar do forno é quando o meio da sobremesa não está mole. Após sair do forno, deixe descansar por alguns minutos e leve à geladeira para servir gelado. A geleia de frutas pode ser adicionada em cima.
Yogurt cake high protein
- Ingredientes: 100g de iogurte grego light (desnatado), 30g de whey protein tradicional ou com sabores, 1 ovo. Opcional: polpa de maracujá como cobertura.
- Modo de preparo: Em uma tigela, misture o iogurte com o whey protein e o ovo com batedor de arame, para não deixar grumos. Após incorporado, despeje em uma forma untada ou com papel manteiga, de tamanho pequeno (individual) e leve ao forno por 20 a 25 minutos a 200ºC. O ponto ideal para tirar do forno é quando o meio da sobremesa não está mole. Após sair do forno, deixe descansar por alguns minutos e leve à geladeira para servir gelado. A polpa de maracujá pode ser adicionada em cima.