História de internacionalização das Havaianas vira livro (Foto: Divulgação)
História de internacionalização das Havaianas vira livro (Foto: Divulgação)

Quem nunca usou uma sandália das Havaianas na vida? O calçado mais famoso do Brasil e que ganhou visibilidade internacional a partir dos anos 2000 pode, hoje, ser comprado em mais de 150 países. Mas como começou a história da internacionalização da marca?

Em “Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” (Lisbon International Press), descortinamos essas e várias outras curiosidades sobre a marca. A obra revela o planejamento de expansão da Alpargatas, empresa criadora e proprietária das Havaianas, e como ela se tornou um sucesso global. Entre os anos de 2000 e 2010, as vendas das Havaianas deram um salto estratosférico: passaram de 9 para mais de 80 países e chegaram aos pés de milhões de pessoas em 5 continentes.

As Havaianas são um ícone usado por pessoas comuns e famosas, capaz de gerar interesse para a criação de parcerias com estilistas renomados. Elas são donas de uma substancial fatia do mercado e gozam de destaque na imprensa nacional e internacional, sendo motivo de orgulho para os brasileiros quando vistas em pessoas de outros países.

A obra também aborda os desafios enfrentados para diferenciar as Havaianas de outras sandálias baratas produzidas na Ásia, quando ainda não eram conhecidas no exterior. O foco na proposta de valor da marca foi fundamental para superar essas barreiras e firmar a Havaianas como uma referência em sua categoria.

O livro ainda revela detalhes sobre a participação da marca em eventos de repercussão mundial, como o Oscar da Academia de Hollywood e os desfiles de moda mais badalados de Nova York. Além disso, mostra como a empresa adaptou-se para atender às necessidades de cada mercado que escolhia desbravar.

“Havaianas: A internacionalização de um ícone brasileiro” não é apenas uma história de sucesso, mas também retrata os desafios e percalços enfrentados por essa marca icônica. Uma leitura fascinante que desvenda os bastidores de uma jornada que transformou as Havaianas em um símbolo brasileiro reconhecido em todo o mundo. O lançamento está marcado para o dia 10 de agosto, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi em São Paulo.

Havaianas: Livro conta sua história de internacionalização

Livro: “Havaianas – A internacionalização de um ícone brasileiro”

Lançamento: 10 de agosto, às 18h00
Local: Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi – Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi
Autores: Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches
Editora: Lisbon International Press
Páginas: 370
Preço: R$ 57,90
Onde comprar: No site ou nas principais livrarias online do país