Julianne Moore usou um vestido longo de jersey criado pela grife Salvatore Ferragamo para o Green Carpet Fashion Awards, que aconteceu no domingo, 23 de setembro, em Milão, na Itália. O vestido foi elaborado especialmente para ela, feito de perPETual, um material inovador que leva o nome da matéria-prima de que é feito – plástico recuperado dos mares e transformado em fio através de um processo patenteado de polimerização.

O vestido foi complementado por acessórios igualmente sustentáveis: uma bolsa e um par de sandálias de saltos esculpidos feitos em seda certificada pelo GOTS (produzida segundo critérios de agricultura biológica) e couro sem metal manuseado sem consumo de água ou emissões de CO2 (naturalmente bronzeado e colorido, e certificado Oekotex 100 ‘primeira classe’).

A premiação celebra conquistas no campo da sustentabilidade pela indústria da moda e do luxo. Julianne Moore foi acompanhada no tapete ‘verde’ por Paul Andrew, Diretor Criativo das coleções femininas da Salvatore Ferragamo e durante a cerimônia entregou o prêmio de Art of Craftsmanship a Ferrucio Ferragamo, filho do fundador e atual Presidente da Maison italiana.

Julianne Moore usa vestido assinado pela Salvatore Ferragamo para o Green Carpet Fashion Awards (Foto: Divulgação)

A Salvatore Ferragamo é uma das marcas de luxo ativamente comprometidas com a responsabilidade social e ambiental, ao ponto de estabelecer uma Equipe Verde exclusivamente dedicada ao desenvolvimento de iniciativas relacionadas a esses temas. A empresa, que participa do Tavolo della Sostenibilità na CNMI, iniciou em 2014 a elaboração de um Balanço de Sustentabilidade.

Entregando o prêmio, Julianne Moore disse: “Como o vencedor do Prêmio Nobel e pioneiro das microfinanças, Muhammad Yunus diz: ‘Fazer as coisas com as mãos é a expressão humana mais natural da criatividade’. Quando você alia esse impulso natural a um profundo talento e habilidades, obtém algo maravilhoso. O artesanato sublime usa habilidade para preservar uma ressonância emocional. Em seu trabalho, você pode sentir a herança da produção datada a séculos, mas você também pode testemunhar a amplificação de uma grande inovação. Estas são as qualidades que definem os vencedores da categoria Art of Craftsmanship (Arte do Artesanato) em 2018: os magníficos sapateiros da casa de Ferragamo”.

“Receber este prêmio é uma grande honra para mim e minha família”, disse Ferruccio Ferragamo. “Desde o início de sua carreira, meu pai sempre se interessou por materiais alternativos, que ele sempre interpretou de maneiras novas e criativas. Hoje, além de seu charme inesperado, deve-se considerar também uma característica fundamental – inovação responsável. Uma criação de valor sustentável para o futuro do planeta e de todos nós é positiva e necessária para todas as empresas”.