Lingeries são peças delicadas, que demandam muito cuidado na hora de lavar, secar e guardar. Afinal, se engana quem pensa que elas podem ser jogadas na máquina, lavadas de qualquer forma debaixo do chuveiro ou guardadas de qualquer forma. Juliana Moraes, da Água Fresca Lingerie, enumera alguns cuidados essenciais no momento de lavar as peças.

  1. Evite colocar todas as peças na máquina de lavar. É preciso verificar a fragilidade de uma por uma. É aconselhável que as que tenham renda, aplicações e sejam de tecidos mais finos, sejam lavadas a mão, assim como os sutiãs de bojo e aro.
  2. As peças mais lisas e resistentes devem ser colocadas dentro daquele saquinho com zíper, para evitar o atrito com a máquina;
  3. Cuidado ao lavar lingeries durante o banho, pois a água muito quente pode desgastar os tecidos;
  4. Lembre-se de separar as cores fortes das claras, para que uma não manche a outra;
  5. Nunca use produtos agressivos como água sanitária e cloro, pois podem danificar os tecidos, manchar as peças e ainda causar irritação na pele.

Ainda segundo Juliana, o momento de secagem também exige bastante cuidado. “As lingeries não devem ficar expostas ao sol e muito menos, serem torcidas demais”. O ideal é que o processo de secagem ocorra da forma mais natural possível. E, por fim, após a secagem, é aconselhável que a peça não seja passada. Resumindo, “com lingeries, temos que seguir a risca todas as recomendações que estão na etiqueta”, afirma Juliana.

Por fim, mas não menos importante: é preciso estar atenta também na hora de guardá-las, principalmente os sutiãs de bojo. Eles devem estar abertos e enfileirados, ou para aqueles mais flexíveis, com um bojo dentro do outro. Outra possibilidade é comprar o porta sutiã, disponível nas lojas da Água Fresca, para conservação em closets ou malas de viagens.