As festas de fim de ano são a melhor data para o varejo. Com apelo emocional, as pessoas não pensam duas vezes antes de comprar presentes para amigos e familiares. Mas, qual a melhor forma para pagar as despesas relacionadas com viagens, festas e presentes?

Segundo o diretor de Marketing e Relacionamento da Sorocred, Wilson Justo, o ideal é priorizar o que deve ser pago à vista e o que é possível parcelar. “Se houver a possibilidade de conseguir um bom desconto, a orientação é optar pelo pagamento à vista. O cartão de crédito também é indicado, pois dá uma folga para quem está com o orçamento apertado, mas ainda tem despesas a serem feitas. Neste caso, a dica é não se perder na divisão das parcelas para que elas não pesem no orçamento pelos próximos meses”, alerta.

Em relação às viagens, aconselha o executivo da Sorocred, o cartão de crédito é um excelente recurso, pois além de poder usar as milhas para compras de passagens e outras roteiros no futuro, as empresas estão ampliando o número das parcelas para pagar no cartão de crédito sem juros.

Com ponderação e planilha de gastos feita, o cartão de crédito traz uma série de benefícios ao orçamento familiar. Hoje, mais de 77% dos brasileiros já usam o método em suas rotinas, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “Para não ter surpresas, o importante é ponderar e calcular gastos com ganhos. Antes de sair às compras é importante fazer um planejamento e estipular um limite para gastar. Em datas comemorativas com esta, é preciso manter o equilíbrio e não deixar que a emoção se sobreponha à razão”, finaliza o executivo.

A seguir, Wilson Justo dá algumas dicas para os consumidores saírem às compras de forma consciente:

  1. Ir às compras com antecedência permite pesquisar melhor os preços, comparar os produtos e negociar melhores condições de pagamento e bons descontos; ou seja, com dinheiro em mãos, a melhor opção é pagar à vista.

2. Os cartões oferecem praticidade e segurança. Além disso, são facilmente aceitos e com um processo de pagamento fácil e rápido. Outra vantagem é que ele concentra todas as despesas a serem pagas numa mesma data.

3. Fique atento: em alguns casos, as compras parceladas podem conter juros e o valor final do produto pode sair bem salgado. Caso seja necessário parcelar as compras de final de ano, o ideal é verificar os estabelecimentos que parcelam sem juros.

4. Se você costuma fazer compras online, opte sempre por sites confiáveis. Confira os preços, as condições de pagamento e, sobretudo, os prazos de entrega.