Aplicativos de amizade ganham força contra o esgotamento do namoro (Foto: Freepik)
Aplicativos de amizade ganham força contra o esgotamento do namoro (Foto: Freepik)

A busca por conexões genuínas está em alta, especialmente entre a Geração Z. Segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo Snapchat com a consultora de estratégias e insights Crowd DNA, 80% dos jovens desta geração querem mais contato presencial após a pandemia. Em meio aos relacionamentos líquidos, conceito discutido pelo filósofo Zygmunt Bauman, a dificuldade de fazer amigos na idade adulta aumentou com os desafios atuais.

O Dating Burnout, ou esgotamento causado por tentativas de relacionamento mal sucedidas, tem levado muitas pessoas a buscar alternativas para conexões mais significativas. Aplicativos de amizade, que diferem dos de namoro, oferecem um espaço para encontrar companhia para atividades cotidianas, sem a pressão dos encontros românticos.

Plataformas que facilitam encontros presenciais entre indivíduos com interesses comuns estão se popularizando. O Pertalks, por exemplo, é um aplicativo que promove encontros locais para o compartilhamento de conhecimento e experiências. “Nossa missão é transformar a maneira como as pessoas cultivam amizades”, afirma Luis Quadros, CEO e fundador do Pertalks.

Aplicativos como o Pertalks estão mudando o cenário das conexões sociais, respondendo a uma demanda crescente por interações mais autênticas e significativas. “O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que as pessoas possam se conectar de maneira genuína”, completa Quadros.